Actividades do Projecto Raiz

O Projecto Raiz – Projecto de Intervenção Sócio – Comunitária da Freguesia de Ramalde, do qual a Junta de Freguesia é entidade parceira, manteve a sua acção de promoção de competências pessoais e sociais, de ocupação saudável dos tempos livres e de apoio social junto das crianças, jovens e famílias dos Bairros de Ramalde e das campinas, ao longo do 1º semestre de 2011. Assim, são de destacar as seguintes acções realizadas ao longo deste período:

Projecto Raiz promove a participação das crianças do Projecto nas comemorações junto da comunidade das diversas festividades alusivas aos períodos festivos como o Natal, as Janeiras, o Carnaval, a Páscoa, o Dia da Mãe, o Dia da Criança, entre outras.

Projecto Raiz promove Plano de Formação de Desenvolvimento de Competências Pessoais junto das crianças e jovens participantes do Projecto, trabalhando temáticas como: “As relações inter-pessoais positivas”, “A violência juvenil/Bullyng”, “Os afectos e a amizade na adolescência”, entre outros.

Projecto Raiz dinamiza diariamente a actividade “Centro de Estudos” na Escola EB1 das Campinas com o apoio de professores e alunos voluntários do Colégio do Rosário, numa acção integrada de promoção de competências escolares e de apoio ao estudo.

Projecto Raiz promove a participação de crianças e jovens nas Actividades de Enriquecimento Curricular no Colégio do Rosário, dinamizadas por professores e alunos do Colégio, desenvolvendo competências pessoais em diversas áreas lúdico-pedagógicas.

Projecto Raiz promove Programa de Formação Parental direccionado às famílias do projecto, trabalhando temáticas importantes para as dinâmicas intra-familiares: “Saúde, Higiene e alimentação na infância e adolescência”, “Regras, limites e castigos: como e quando os aplicar”, “O papel e a importância do Avós na vida das crianças”, “Internet e Redes Sociais – como as utilizar de forma segura” foram algumas das temáticas abordadas nestas sessões.

Projecto Raiz promove dinâmicas juvenis de cariz sócio-comunitário com grupo de jovens do projecto, das quais se destacam as Assembleias de Jovens, acção onde os jovens assumem um papel activo na planificação das actividades do projecto. Estas Assembleias participativas contam com a presença dos elementos do Consórcio do Projecto, numa relação inter-pessoal de confiança e respeito mútuo. Além das Assembleias, ao longo deste período foram realizadas outras acções com este grupo de jovens como actividades radicais, jogos desportivos, torneios de futebol, entre outros.

Projecto Raiz promove visitas de estudo de cariz lúdico-pedagógico com as crianças e jovens do Projecto, numa perspectiva de dar a conhecer diferentes realidades sócio-culturais que sejam enriquecedoras para as vidas das crianças e jovens: destacam-se as visitas ao Museu de Serralves, ao Portugal dos Pequenitos, ao Sea-Life, ao Parque Biológico de Gaia, entre outros.

Projecto Raiz promove em parceria com o Colégio do Rosário as Colónia de Férias em Resende para o grupo das crianças participantes do Projecto. Durante uma semana, as crianças do projecto tiveram acesso a diversas actividades lúdicas e pedagógicas, tendo contacto com diversas aprendizagens e comportamentos saudáveis e com uma realidade sócio-cultural enriquecedora para o seu desenvolvimento integral.
Ao nível da concretização da participação de utentes no Projecto Raiz, actualmente, participam no projecto:

- 60 Crianças da faixa etária dos 6 aos 10 anos.
- 20 Jovens da faixa etária dos 10 aos 14 anos.
- 20 Jovens da faixa etária dos 14 aos 18 anos.
- 15 Jovens da faixa etária dos 18 aos 22 anos.
- 30 Agregados familiares.

Ao nível da concretização dos Objectivos do Projecto Raiz, estes têm sido cumpridos conforme a taxa de execução semestral estabelecida na candidatura efectuada ao Programa Escolhas.

Veja aqui aqui mais imagens ilustrativas das actividades desenvolvidas.

Consulte aqui a página deste Projecto
.