“Universidade Sénior UFP+ ano lectivo 2011/2012”

Numa sessão presidida pelo Magnifico Reitor da Universidade Fernando Pessoa, Professor Doutor Salvato Trigo, que contou com a presença do presidente da junta, Dr. Manuel Maio, da vice-reitora da UFP, Dra. Manuela Trigo, do Prof. Dr. Rui Estrada, em representação da Directora da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, e do Dr. Hiller, coordenador da UFP+, foi institucionalmente aberto o ano lectivo da UFP+ de 2011/2012.

Este projecto vai na sua terceira edição e resulta de uma parceria entre a UFP e a JFRamalde. Abre as portas à comunidade sénior de Ramalde, no acesso a um estabelecimento de ensino superior de referência (considerada nas estatísticas internacionais como a primeira universidade portuguesa no ranking das universidades privadas), numa perspectiva de formação ao longo da vida e de partilha de experiência e conhecimento.
O objectivo deste projecto de inclusão social nesta faixa etária, com o exercício de uma actividade cognitiva e de mobilidade, aumenta a qualidade de vida dos utentes. Sentimos esse desiderato quanto os participantes em anos anteriores redobram o entusiasmo na continuação, assumindo-se que a consolidação do mesmo se reflecte, também, na procura de novos interessados.

O presidente da junta, Manuel Maio, na sua comunicação perante a comunidade presente, deu ênfase ao altruísmo da reitoria da UFP e à qualidade humana dos docentes da universidade, que de uma forma espontânea e voluntária, abraçaram este projecto com um carinho e abnegação verdadeiramente notáveis. Lançou o desafio ao senhor reitor para que este projecto fosse alargado às restantes freguesias da cidade, numa perspectiva de permitir que os seniores do Porto possam ter acesso a este projecto de inestimável valia pedagógica e social, tendo o Professor Salvato Trigo aceite o repto e convidado o presidente Manuel Maio a liderar a expansão do mesmo, tendo este aceite o convite com a responsabilidade e o prazer que empresta a todas as iniciativas que promovam a qualidade de vida e o bem estar das populações, e nesta caso em particular, a população sénior.

O Senhor Reitor, na oportunidade, agradeceu à JFRamalde a excelente cooperação com a UFP, neste e em noutros domínios, e deu um particular enfoque à responsabilidade social que está entranhada no código genético da UFP, em muitas das iniciativas que promove e desenvolve, directamente ou em parcerias, relevando neste projecto da UFP+ o exemplo paradigmático em como uma universidade, de cariz privada e detida por uma fundação, se abre à sociedade civil e às suas comunidades, como uma arte de “fazer o bem” numa sociedade pervertida, em que, muitas vezes, se dá mais relevo ao “mal e aos seus agentes ou autores”. Assumiu, perante os presentes, que a UFP irá continuar a sua caminhada nesta direcção – “fazer o bem” – pelos que todos os projectos desta natureza são (e serão) sempre bem-vindos e abraçados.

De referir que a coordenação deste projecto na autarquia está sob a responsabilidade da Dra. Tânia Rodrigues, que desde a primeira hora o abraçou com o mesmo carinho e entusiasmo que os docentes da UFP.

Para visualizar o website da universidade UFP clique aqui.