Programa Aconchego




O Programa Aconchego implementado pela Câmara Municipal do Porto em parceria com a Federação Académica do Porto tem como missão apoiar e promover o bem-estar dos seniores e suas famílias através do alojamento de jovens universitários nas suas residências.

Este programa assenta numa perspetiva intergeracional. O Sénior disponibiliza casa ao estudante e o estudante contribui com a sua companhia para a diminuição do sentimento de solidão e de isolamento do sénior.

Podem aderir ao Programa pessoas com mais de 60 ano de idade, residentes no concelho do Porto, que vivam sozinhos ou acompanhados com o cônjuge e com condições de alojamento para o acolhimento de estudantes.

A grande mais-valia para os seniores ao acolher um estudante, para além da promoção de um envelhecimento ativo, é sentirem-se acompanhados e em segurança, especialmente durante a noite.

O Programa Aconchego tem na sua génese a prática da solidariedade entre duas gerações. Os mais velhos permitem que os estudantes universitários com menos recursos económicos possam vir estudar na cidade do Porto e os mais novos contribuem para a diminuição do sentimento de solidão e insegurança que alguns dos mais velhos afirmam sentir, contribuindo para o seu bem-estar e das suas famílias.

O alojamento tem a duração de um ano letivo, renovável, mediante a contribuição simbólica em géneros, por parte do estudante, que serão acordadas no momento da adesão.

As candidaturas estão abertas e o formulário de candidatura pode ser obtido através do email dmds@cm-porto.pt

Para mais informações pode contactar o Departamento Municipal de Desenvolvimento Social da Câmara Municipal do Porto pelo telefone 22 589 92 60.

Clique aqui para consultar o cartaz.