O Porto de Rui Moreira em filme

Rui Moreira é protagonista de um vídeo produzido pelo Porto Convention Visitors Bureau da Associação de Turismo do Porto (ATP), entidade responsável pela promoção externa do destino Porto.

O filme com o presidente da Câmara do Porto centra-se na Sé e é o último a ser lançado, de uma série que começou com o escritor Richard Zimler e que também já teve como protagonistas Jorge Lopes (editor da TimeOut), Suzanne Cotter (norte-americana, diretora artística da Fundação Serralves), Obbe Tiddens (pintor alemão), Tiago Rodrigues (cientista), Alma Forrer (cantora francesa) e Ludovica Daddi (arquiteta italiana), todos residentes no Porto. Nos filmes, todos estes protagonistas falam sobre a forma como vêem a cidade e como se deixaram seduzir por ela, apesar de terem conhecido o mundo e, alguns deles, nem sequer tenham nascido no Porto ou sequer sejam portugueses.
O presidente da Câmara do Porto começa por apresentar-se e definir a forma como vê e sente a cidade onde nasceu, um "porto de abrigo" para onde sempre quis voltar.

Num percurso que começa pelas ruas íngremes da zona da Sé, o autarca diz que não é possível explicar facilmente o Porto folheando um álbum fotográfico, tal como acontece com muitas outras cidades. "O Porto é um mosaico muito identitário, com muitas variedades, com muitas tonalidades, com pessoas diferentes e que é diferente das outras cidades", diz.

Percorrendo a Baixa na sua diversidade de cores, a Avenida dos Aliados, os jardins do Palácio de Cristal com vistas sobre as águas do Douro, o vídeo termina com o casario característico da Invicta, dominado pela Sé Catedral, numa cidade onde a alma é "questionar-se permanentemente".

Clique aqui para visualizar o vídeo