Parque Desportivo de Ramalde

Porto ganhou hoje um estádio no centro da cidade destinado à formação de clubes e várias modalidades

O Parque Desportivo de Ramalde (antigo INATEL) renasceu pelas mãos da Câmara do Porto. O "Campo de Ramalde", como lhe chamavam, estava em muito mau estado e foi reabilitado pela autarquia, depois de ter protocolado com o INATEL a sua passagem para a gestão municipal por 20 anos. Clubes como o Boavista ou Ramaldense podem agora desenvolver formação em modalidades como o rugby, futebol e atletismo.

Concluídas que estão as obras de requalificação da infraestrutura, o Parque Desportivo de Ramalde abre assim, novamente, as suas portas aos clubes da cidade, depois de um investimento de mais de 700 mil euros executado pela Porto Lazer.

A reabilitação permitiu dotar o complexo desportivo de uma nova pista de atletismo em tartan, com seis corredores e medidas oficiais, de acordo com as normas da IAAF, assim como de um campo de relva sintética de última geração, homologado para a prática de futebol de 11 e de rugby, segundo as especificações da FIFA Pro e da World Rugby.

As obras, da responsabilidade da empresa municipal de Gestão de Obras Públicas (GOP), incluíram, ainda, quatro novas torres de iluminação com dois níveis de luminosidade (treino e competição), a instalação de um sistema de drenagem das águas de rega e pluviais, a substituição das redes de águas quentes e respetivas caldeiras, adaptando-as a gás natural, a reparação de caixilharias interiores e exteriores, assim como a requalificação dos balneários e intervenção nas zonas ajardinadas exteriores.

A este investimento, no valor global de 697 mil euros, junta-se ainda um valor próximo dos 55 mil euros, para a aquisição de material de atletismo.

Está, assim, dado o primeiro passo para a nova vida do antigo INATEL, equipamento que, já a partir da próxima semana, será disponibilizado a várias equipas da cidade, nomeadamente, às equipas de formação e de futebol feminino do Boavista Futebol Clube, aos escalões de formação e séniores do Ramaldense Futebol Clube, no caso do futebol; às equipas do Centro do Atletismo do Porto (CAP), Boavista Futebol Clube e Associação de Atletismo do Porto, no caso do atletismo; e, no caso do rugby, às três equipas da cidade que atualmente se dedicam a esta modalidade (Sport Clube do Porto, CDUP e Escola de Rugby do Porto), de acordo com um plano de horários que está ainda a ser elaborado.

Situado na Rua do Dr. Aarão Lacerda, o Parque Desportivo de Ramalde ocupa uma área total de 55.100m2, de acordo com um projeto datado dos finais dos anos 60 e da autoria do Arquiteto Alexandre Sousa.

Na sequência de um protocolo assinado entre a autarquia e o Governo, em fevereiro de 2015, as instalações do equipamento foram cedidas à Câmara do Porto por um período de 20 anos, passando a sua gestão a ser assegurada pela empresa municipal PortoLazer.

Presentes na visita que hoje Rui Moreira realizou ao novo Parque Desportivo, os dirigentes dos clubes que desenvolverão ali actividade, agradeceram à autarquia a capacidade que teve de dar à cidade um verdadeiro estádio onde possam, com qualidade e segurança, promover as modalidades amadoras.

(noticia publicada no site Câmara Municipal do Porto 04.04.2017)