Colónia de Férias Sénior Algarve 2017

Colónia de Férias Sénior Algarve 2017 – 15 a 19 de maio 2017

A Junta de Freguesia de Ramalde organizou, em parceria coma a Associação de Solidariedade e Ação Social de Ramalde (ASAS de Ramalde), uma Colónia de Férias para seniores no Algarve, de 15 a 19 de maio.

Esta iniciativa proporcionou um período de férias aos seniores da freguesia, envolvendo os que frequentam Centros de Dia, de Convívio e a Universidade Intergeracional Fernando Pessoa (UIFP), cerca de 50 pessoas, entre seniores e equipa técnica de acompanhamento.
Esta colónia, além do transporte Porto-Algarve-Porto incluiu o alojamento numa residencial em Boliqueime, tudo incluído, com passeios e visitas locais, entradas em equipamentos culturais e de diversão.

Foi uma semana repleta de alegria, diversão, tempo agradável e momentos de convívio saudável, tendo sido realizadas inúmeras atividades nestes cinco dias. No primeiro dia foi feita uma paragem em Fátima permitindo uma visita ao seu Santuário e, de seguida, almoço em Almeirim com a famosa Sopa de Pedra. Chegados ao Algarve foram muitas e diversificadas as visitas: passeio turístico na cidade e praia da Quarteira, à marina de Vilamoura, a Portimão, Praia da Rocha e Albufeira com uma visita ao Zoomarine para assistir aos espetáculos dos golfinhos, aves tropicais, de rapina entre outros. Nesta deslocação e estadia houve a oportunidade de poderem conhecer a praia de Monte Gordo, também as cidades de Tavira e Faro, com almoço em Olhão no âmbito do roteiro gastronómico. No regresso ao Porto paragem para jantar na Mealhada, o leitão assado no forno foi o prato forte.

Esta foi mais uma arrojada aventura que a Junta de Freguesia de Ramalde, juntamente com a IPSS ASAS de Ramalde, proporcionou aos seus fregueses mais idosos, tendo ficado a vontade de continuar a apostar em iniciativas desta natureza potenciando assim um envelhecimento ativo para evitar o isolamento social, objetivo bem conseguido, muita alegrias e boa disposição, um excelente, polivalente  e dedicado motorista que todos fizeram questão de elogiar bem como a oferta que a Junta e o ASAS de Ramalde lhes proporcionaram.