XXVII Festival Nacional de Folclore de Ramalde

» XXVII FESTIVAL NACIONAL DE FOLCLORE DE RAMALDE

Na noite do dia 14 julho decorreu o XXVII Festival Nacional de Folclore de Ramalde, na Casa de Ramalde, organizado pela Freguesia de Ramalde em parceria com a Associação Recreativa e Cultural Conjunto Dramático 26 de Janeiro.

Para além do rancho do Folclore de Ramalde (anfitrião) participaram o Rancho Folclórico e Etnográfico São Sebastião Danças e Cantares da Freguesia de Canha (Montijo-Setúbal); Grupo Folclórico da Associação Cultural Desportiva e Recreativa de Meãs (Montemor-o-Velho-Coimbra); Grupo de Danças e Cantares de Vale Domingos (Águeda-Aveiro) e o Rancho Folclórico S. Miguel-o-Anjo (Vila Nova de Famalicão-Braga).

Os preparativos para o Festival começaram pela manhã, com uma arruada entre Avenida Vasco da Gama e a Casa de Ramalde, de divulgação do Festival, com a participação de um grupo de músicos constituída por gaiteiros, caixas e concertina.

Um noite animada  na Casa de Ramalde que se encheu de muitos visitantes para assistir a mais um Festival de Folclore onde o Presidente da Junta pediu uma salva de palmas de agradecimento para o Técnico Superior e Coordenador da Ação Social e Sociocultural da Freguesia, Dr. Artur Pereira, que, após 32 anos de permanência na Junta de Ramalde, foi colocado em regime de mobilidade na Segurança Social.

No final, ainda houve quem aproveitasse para subir ao palco e dançar nesta iniciativa que contou, além da prestimosa colaboração da Associação 26 de Janeiro, com o apoio de diversas entidades: Direção Regional de Cultura do Norte, Câmara Municipal do Porto (EM Porto Lazer), Bombeiros Voluntários Portuenses, Agrupamento de Escolas do Viso e Federação do Folclore Português a quem a Junta da Freguesia agradece muito penhorada.