Residência Sénior Partilhada

» Residência Sénior Partilhada – Momentos de Partilha e Solidariedade

No passado dia 28 decorreu a inauguração do projeto “Residência Sénior Partilhada” com a entrega de uma habitação, no bairro de Francos, a dois seniores da Freguesia de Ramalde. Foi um momento de partilha, muita emoção em todos os presentes, solidariedade e alegria.

Este projeto resultou de uma parceria entre a Domus Social da CMP, a Freguesia de Ramalde e a Associação de Solidariedade e Ação Social(ASAS de Ramalde), personificando a importância da solidariedade, espírito de partilha e criatividade na busca de soluções para problemas sociais que as grandes cidades enfrentam, ao nível da habitação, da ação social e isolamento da população sénior .
Na inauguração contámos com a presença de várias entidades: Câmara Municipal do Porto, representada pelo Dr. Vicente Ferreira da Silva, assessor para as freguesias/uniões de freguesias; Domus Social E.M., nas pessoas da administradora Dr.ª Filipa Melo e diretora da Gestão Habitacional, Dr.ª Elsa Marques; da RLIS (Redes Locais de Intervenção Social), representadas pelo Dr. Pedro Gramaxo e Dra. Marta Pinheiro; do Exército da Salvação, capitão Filipe Gonçalves e Capitã Anabela Gonçalves; do ASAS de Ramalde, a presidente Dr.ª Ana Isabel Pacheco e técnicas Dr.ª s Cátia Reis e Joana Falcão; de membros da Assembleia de Freguesia, entre outras individualidades, honrando o trabalho desenvolvido pelas partes envolvidas no projeto e demonstrando a importância da continuidade deste tipo de políticas de proximidade que permitem, numa ação conjunta e articulada com as instituições, resolver problemas sociais urgentes. Foi notório o brilho nos olhos de todos os presentes e beneficiários, a sua alma espelhava agradecimento.
Enquanto autarquia de proximidade, não podíamos estar mais satisfeitos na superação de mais um desafio que a CMP em boa hora nos lançou, reconhecendo ainda ter sido dado o pontapé de saída para alargar este projeto a outros beneficiários e investir em novas formas de resolver  problemas que afetam a população.

A Junta de Freguesia, na pessoa do seu presidente, reafirmou a total disponibilidade para replicar este projeto e outros que visem melhorar as condições de vida dos Ramaldenses.