Novos locais de Voto

clique aqui para consultar o mapa de forma mais legível.

Estamos agora em condições de alocar os eleitores o mais próximo possível das suas residências. Por isso foi aprovado o aumento dos locais de voto, dois para quatro, com o território da freguesia a ser dividido em quatro áreas geográficas.

Teremos, já a partir das próximas eleições europeias de 26 de maio, mesas de voto nas seguintes escolas de Ramalde, nominadas alfabeticamente:

A – EB1/2 Maria Lamas;
B – ES Clara Resende;
C – EB Campinas;
D – EB Viso.

Conforme indicação do MAI, desaparece o número e cartão de eleitor, será o nome do eleitor no CC/BI a contar e, em consequência, feita a distribuição pelas diversas mesas (máximo 1.500 eleitores), por ordenação alfabética e sequencial.

No mapa junto são visíveis as quatro áreas (zonas), também a localização das Escolas locais de votação, bem como os códigos postais (infelizmente esta numeração não é objetiva, o código postal 4100, p. ex., estende-se por várias áreas da freguesia: norte, nascente, sul e poente), o que não facilitou este trabalho de alocação para satisfação e conforto dos mais de 34.000 eleitores da freguesia de Ramalde.

Devemos incentivar os eleitores Ramaldenses e mais idosos, titulares do antigo BI vitalício, a procederem à sua substituição pelo Cartão de Cidadão (CC) deslocando-se a uma Loja do Cidadão ou balcões de Registo Civil. Quem reside em Ramalde e ainda não atualizou a residência, deve fazê-lo, decorre da Lei, brevemente iniciar-se-á uma nova operação de recenseamento (obrigatória de 10 em 10 anos, o último Censos foi em 2011).

Mantemo-nos ao dispor para mais informações.