CMP - Prémios do concurso de presépios

(Informação publicada no site da Câmara Municipal do Porto // link)

"Estão entregues os prémios do concurso de presépios

Os vencedores de mais uma edição do Concurso de Presépios, promovido anualmente na cidade, receberam os respetivos prémios em cerimónia realizada no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, ao fim da tarde de anteontem, vendo assim reconhecido o seu trabalho, empenho e criatividade.

Os trabalhos a concurso em 2019 apresentaram uma multiplicidade de materiais, dimensões e expressões artísticas, envolvendo equipas de várias idades. O júri registou ainda a sensibilidade para as questões ambientais e para a (re)interpretação do tema natalício trazendo a tradição para os dias de hoje.

De entre os premiados, os primeiros classificados foram:

>Classe I - Menores de 15 anos
A Escola Básica Francisco Torrinha replicou a influência da técnica do vitral conjugada com um efeito de luz, com um caminho de estrelas em direção ao presépio. Destacou-se pelo impacto visual e pelo respeito iconográfico da temática;

>Classe II - Maiores de 15 anos
O trabalho da Casa Diocesana de Vilar, de cariz tradicional, destacou-se pela harmonia e proporção do seu conjunto, refletindo o domínio de várias técnicas plásticas, inovação elétrica e recurso cinético. Todo o conjunto é acompanhado por um mural com os elementos emblemáticos da cidade;

>Classe III - Equipas de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais
O Centro Integrado de Apoio à Deficiência - CIAD foi premiado pelo grande labor revelado, unido ao domínio das técnicas e qualidade plástica. A elegância das cores escolhidas, o branco, o dourado e o azul, bem como a sucessão de vários planos suspensos, conferiu uma maior dignidade ao trabalho realizado pelos vários utentes. Reuniu com exímia qualidade todos os critérios a concurso.

Foram ainda atribuídas sete Menções Honrosas, três na Classe I e duas nas restantes classes a concurso, pela imaginação, esforço e dedicação a este projeto, aliado à sua vertente de inclusão social.

PREMIADOS

>Classe I - Menores de 15 anos
1.º - presépio n.º 5 - Escola Básica Francisco Torrinha - A. E. Garcia de Orta
2.º - presépio n.º 3 - Escola Básica da Constituição - A. E. Carolina Michaelis
3.º - presépio n.º 8 - Escola Básica das Campinas - J. F. de Ramalde
Menção Honrosa - presépio n.º 1 - Projeto Sinergias - Arrimo
Menção Honrosa - presépio n.º 10 - Escola Básica da Vilarinha - J. F. de Ramalde
Menção Honrosa - presépio n.º 13 - Solinorte - Jardim Infantil Acácio Gomes - J. F. de Ramalde

>Classe II - Maiores de 15 anos
1.º - presépio n.º 17 - Casa Diocesana de Vilar
2.º - presépio n.º 22 - Universidade Intergeracional Fernando Pessoa - J.F. de Ramalde
3.º - presépio n.º 18 - Manuel Renato Alves de Sousa
Menção Honrosa - presépio n.º 14 - ACAA - Academia Cultural e Artística de Aldoar
Menção Honrosa - presépio n.º 16 - Associação de Moradores da Lomba

>Classe III - Grupo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais
1.º - presépio n.º 26 - CIAD - Centro Integrado de Apoio à Deficiência
2.º - presépio n.º 24 - SCMP - Centro Hospitalar Conde de Ferreira
3.º - presépio n.º 23 - Hospital Magalhães Lemos - Serviço de Reabilitação Psicossocial
Menção Honrosa - presépio n.º 25 - Hospital do Terço - Involvepeople, Gestão de Unidade Hospitalar, Lda.
Menção Honrosa - presépio n.º 27 - Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Norte"