Projeto “Ramalde está ao teu lado!”

A Freguesia de Ramalde irá disponibilizar, a partir de 27 de abril, um projeto inovador de cariz social e pedagógico, denominado “Ramalde está ao teu lado!”, com o objetivo de apoiar os alunos do 1º e 2º ciclos do ensino básico a residirem ou a frequentarem estabelecimentos de ensino da nossa Freguesia, enquanto durar a pandemia Covid-19.

Assenta em dois pilares simples, mas fundamentais nos objetivos: i) - levar as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) aos alunos, via digital; ii) - complementar e apoiar o programa #estudoemcasa, promovido pelo Ministério da Educação.

Para estes objetivos a Equipa das AEC da Junta criou uma plataforma onde alunos e encarregados de educação encontrarão apoio, à distância de um clique, no intuito de os ajudar, sabido quão difícil tem sido conciliar estas novas exigências a que não estávamos habituados.

As AEC, nesta plataforma digital, estarão disponíveis através de atividades muitos simples, para os nossos alunos aprenderem de forma lúdica, interativa e apelativa, facilitando o trabalho de pais e responsáveis educativos no apoio às suas crianças neste ensino à distância.

Neste intuito, apresentamos uma solução educativa, totalmente gratuita, denominada ‘sala de estudo’ (classroom) onde poderão contar com três tipos de apoio:
  1. Os alunos colocam as suas dúvidas e esclarecidos pelo professor;
  2. No horário integrado no programa #estudoemcasa, promovido pelo Ministério da Educação, os alunos podem fazer parte de uma ‘sala de estudo’, estudando em conjunto, supervisionados por professores;
  3. Criando um banco de dados com materiais didáticos de apoio às várias disciplinas do 1.º e 2.º ciclos.
Tudo, para tornarmos esta quarentena menos penosa, de forma a exercitar dinâmicas modernas de estudo e de aprendizagem, com novas ferramentas, num leque de sugestões (estamos abertos a outras) para, em família, os alunos poderem aprender, relaxar e descontrair, valorizando assim todo um trabalho de equipa (alunos, Junta, professores, pais e encarregados de educação), enquanto for preciso.

Para acesso à plataforma clique aqui