Dia Internacional da Mulher

No passado dia 12 de Março pelas 14:30, realizou-se no Salão Nobre desta Freguesia a Comemoração do Dia Internacional da Mulher, que teve por objectivo realizar uma justa homenagem às mulheres Portuguesas, e de um modo particular às de Ramalde.
Nesta sessão evocaram-se mulheres que foram uma referência na sociedade portuguesa no âmbito das artes, letras e na participação cívica e política. Foram recriadas por mulheres de Ramalde as figuras de Maria de Lurdes Pintasilgo, Natália Correia, Carolina Beatriz Ângelo, Sophia de Mello Breyner, Palmira Tito de Morais, Beatriz Costa, Laura Alves, Hermínia Silva e Lucília do Carmo, que com o seu empenho quiseram dar “vida” a estas personalidades que marcaram significativamente a nossa história recente.
O Presidente da Junta de Freguesia de Ramalde, Dr. Manuel Maio, realçou a importância do “Dia Internacional da Mulher” como símbolo da conquista da igualdade de direitos e oportunidades. Agradeceu a participação das “Mulheres Ramaldenses” nesta evocação e lançou um desafio, na pessoa da Dra. Julieta Sampaio à criação de um movimento cívico para o debate do actual sistema de organização da nossa sociedade e dos novos paradigmas que se colocam a um novo modelo político, económico e social.
O resto de tarde foi completada com um sarau de fados.