repliche orologi

CONGRESSO DO EMPREENDEDORISMO

JUNTA DE FREGUESIA DE RAMALDE INTEGRADO NAS
COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DA REPÚBLICA.


A Junta de Freguesia de Ramalde está a organizar o CONGRESSO DO EMPREENDEDORISMO, integrado nas Comemorações do Centenário da República.
Este, com programação apontada para princípios de Julho, é antecedido de três Workshops, inseridos na temática do Congresso, e cujas conclusões serão nele, apresentadas e debatidas.  
O 1ª Workshop, sob o tema “Empreendedorismo, Mobilidade, Ensino Profissional, teve lugar no dia 28 de Abril, no auditório da Escola Secundária Fontes Pereira de Melo, com abertura programada para as 15h00.
Convergiram para este Workshop, mais de noventa jovens, auditório completamente cheio, de Escolas Profissionais, sedeadas em Ramalde – ESTEL – CEFIM – FONTES PEREIRA DE MELO.
O Jovem Ramaldense, Ricardo Lima, a realizar estágio curricular, na Junta de Freguesia de Ramalde, foi o Moderador do Workshop, que foi aberto pela Directora da ESFPM, Dra. Ana Alonso e pelo Presidente da Junta de Freguesia de Ramalde, Dr. Manuel Maio, que referiu que o objectivo político da JFR era continuar a aprofundar as políticas da Educação, em todos o ciclos, mas também na vertente profissional, que considerava de grande actualidade para os jovens, na passagem da vida académica para a profissional. Realçou a importância deste Congresso se integrar nas Comemorações do Centenário da República, por a Educação ter constituído, um dos valores da I República. A Directora da ESFPM saudou a Junta de Freguesia de Ramalde, pela iniciativa e deixou a mensagem da Escola estar sempre disponível para acolher iniciativas como esta.
O Workshop decorreu com quatro painéis, com jovens empresários, que deram testemunhos de percurso de sucesso a deixar bem claro a importância do Ensino Profissional, na visão presente, para os jovens, cujo objectivo seja, entrar mais facilmente no mercado de trabalho.
No 1º painel, Carlos Reis, ex. Aluno da Escola Fontes Pereira de Melo, actualmente na REFER onde tem um percurso de muito sucesso, praticamente a integrar os quadros desta empresa. Mas Carlos Reis confessou e desafiou os jovens que o ouviam, quase todos em estágios curricular ou em fim de curso, a considerarem o ensino profissional como uma via de ensino com futuro, por lhes proporcionar entrada, mais fácil no mercado de trabalho, mas também uma boa opção, para prosseguimento de estudos. Deixou claro aos jovens que o ouviam, que é preciso determinação e muito trabalho, por, em cada área, a competição ser muito grande e as empresas exigirem sustentabilidade.
Ricardo Lima, moderador, muito acutilante nesta função, fomentou o debate e questionou com grande pertinência.
No 2º painel, André Daciano, empresário de sucesso, referiu não ter sido um bom aluno, sempre na mediania, mas teve ambição, visão de Empreendedorismo e considerava que tinha vencido. Com 31 anos tinha um percurso feito, em companhia de outros colegas. Fundou uma empresa em Matosinhos e está a preparar a abertura de outra no Porto. Referiu ainda, com ênfase, que a crise não impedia a ousadia de ir sempre mais á frente e lutar por tudo em que se acredita, porque Portugal arrastava a crise desde Cavaco Silva. Aconselhou os jovens a serem educados, determinados, trabalhadores e ousados, porque o trabalho não caía do céu e era necessário procurá-lo.
No 3º painel, Marlene Moreira, da Escola Profissional Cenfim, desenho industrial, ganhou medalha de excelência, na representação de Portugal no Japão, no concurso das profissões. Marlene narrou com desenvoltura o percurso feito para chegar ao Japão e conseguir, entre os melhores do Mundo, a medalha de excelência. Na Escola Cenfim optou pelo desenho de construção, escolha muito rara, da parte feminina. No final do curso, teve novamente de optar, entrar, de imediato, para o mercado de trabalho, ou preparar-se para este desafio das profissões. A escolha recaiu sobre a última. Não foi fácil, pois teve que concorrer a nível regional e nacional. A vitória na última, levou-a ao Japão. Ganhou a medalha, que embora não fosse de pódio, representou uma grande vitória, a justificar o esforço e os sacrifícios. Concluiu afirmando que tinha sido uma experiência muito positiva, pela vitória, mas também pelo envolvimento social e troca de experiências com outros jovens, em cujos países, o ensino profissional é muito valorizado.
O Moderador, Ricardo Lima, interpelou a oradora, para que esta pudesse adicionar mais ao contexto inicial, mas também com o objectivo de motivar os jovens presentes para apostas futuras, aproveitando os exemplos expostos por estes jovens.
No 4º painel Marcos Tavares da Costa, aluno com sucesso na vida, da Escola Profissional da ESTEL - Escola Profissional de Tecnologia Electrónica, contou, que o seu lema foi sempre: “Em África o leão tem o objectivo de todos os dias, comer a gazela e esta tem o objectivo de correr mais do que o leão”, afirmando que esta era, essencialmente, a mensagem que gostaria de lhes deixar, como motivação para luta de cada dia, na procura de vencer. Após ter concluído o curso na ESTEL, entrou na PHILIPS, ao mesmo tempo que, em casa, numa pequena oficina, reparava electrodomésticos. Para vencer, na PHILIPS, ou em qualquer outra empresa é preciso trabalhar muito, com a máxima disponibilidade. Agarrou a oportunidade para se especializar e certificar em dispositivos médicos, na área da hemodiálise e deixou, por não ser compensador, continuar a reparação de electrodomésticos em casa.  Optou então por entrar em formação específica de equipamentos médicos, área em que há muito poucos técnicos e é de grande exigência, a ser necessário formação quase permanente. A mensagem deixada aos jovens foi de determinação, disponibilidade de trabalho, não esquecer que as empresas têm que ser sustentáveis, e que se deve primeiro trabalhar para posteriormente se progredir nos quadros da empresa, com constantes actualizações, exigidas pelos avanços tecnológicos. Hoje é Coordenador Nacional da FRESENIUS – MEDICAL CARE e coordena, a nível nacional, 17 técnicos e ainda 3 em Angola. Reconheceu a importância do Ensino Profissional e a continua aquisição de conhecimentos e informação, em diversas áreas, com referência para a legislação e Inglês técnico.
O Moderador Ricardo Lima reconheceu as vantagens técnicas do ensino profissional, por os alunos adquirem, competências profissionais, que os alunos do ensino regular não têm. De seguida solicitou à Comissária das Comemorações do Centenário, na freguesia de Ramalde, Julieta Sampaio, que encerrasse o Workshop.
Julieta Sampaio agradeceu à Directora da Escola Fontes Pereira de Melo a disponibilidade e a cooperação, felicitou o Moderador, pela forma como dinamizou os painéis, felicitou o Presidente da Junta pela organização deste Congresso, que ia permitir debates e análises da maior actualidade e declarou que os testemunhos dados pelos Jovens, em cada um dos painéis, lhe mereciam o maior respeito e admiração. Afirmou ter assistido a grandes lições de determinação e ousadia, daqueles jovens, cujos percursos testemunhados, eram exemplos a seguir. Aos jovens das Escolas presentes no Workshop, deixava a mensagem da determinação e da ousadia.

Junta de freguesia de Ramalde


If you want to buy practical knockoff watches with both perfect styles and functions, you can choose? fake IWC audemars piguet authorized dealer.