repliche orologi

RAMALDE COM AS CRIANÇAS – V SESSÃO - VISITA ASSEMBLEIA DA REPUBLICA


O programa da V Sessão concluiu-se ontem, dia 19 de Maio, com a visita de estudo à Assembleia da República. Com partida, em agenda, para as 7H00, da Junta de Freguesia, os dezanove “deputados” efectivos e dezanove suplentes, da comunidade educativa da freguesia, do 1º ciclo do básico (3º e 4º ano) das oito escolas públicas e duas privadas, rumaram á capital ou mais concretamente à Assembleia da República. Acompanhados pelos Professores, um por cada escola e por estas designadas, levaram na sua delegação, dezasseis Jornalistas, inscritos pelas Escolas, o Presidente da Junta Dr. Manuel Maio, o Secretário da Junta Manuel Rodrigues e o coordenador executivo Dr. Paulo Silva. Em Lisboa, na AR, esperava-os a Coordenadora do projecto, Dra. Julieta Sampaio, que se tinha deslocado na véspera, para cuidar, que tudo fosse rigorosamente cumprido.  
Chegaram à hora prevista, 11H30. Feita a identificação, acompanhadas pela Dra. Maria José Maurício, das Relações Públicas da AR, dirigiram-se ao refeitório da AR para almoçarem. Terminado o almoço dirigiram-se aos Jardins da AR para um curto período de descontracção.
À uma hora iniciaram o programa. Em dois Grupos e acompanhados dos especialistas da AR foram passando pelas diversas Salas e Salões, para conhecerem a história política de cada um, a que está associada uma importante vertente cultural. Ficaram a conhecer a origem deste Palácio deslumbrante e a sua evolução ao longo da história, cujas mutações acompanharam os diversos regimes que governaram Portugal.
Mas a parte mais excitante foi a entrada na Sala das Sessões, Hemiciclo. Procuraram sentar-se, perguntando onde se sentava este ou aquele Deputado mais conhecido. Estavam fascinados e os seus rostos evidenciavam, talvez, um sonho do futuro. Muitas perguntas, mas sempre para saber como se chegava a Deputado, se era muito difícil, porque se sentavam naquela ordem. Um rio de interrogações sem limite. Muitas imagens, para registarem, para sempre, aquele momento, porque não confiavam nas suas memórias.
Na imponente Sala do Senado a Presidente da V Sessão Mafalda Marques, tomou a direcção dos trabalhos. Ladeada pelo Deputado do CDS/PP José Ribeiro e Castro, Deputada do BE, Cecília Honório e na sua direita pelo Vice-Presidente da CEC, Deputado Miguel Tiago do PCP, Deputada do PS Paula Barros, e pelo presidente da Junta, Manuel Maio. Iniciou-se uma ronda de perguntas dos “deputados” Ramalde com as Crianças”. Para estes o importante era saber o que fazia um Deputado, se era difícil e como podiam, no futuro, vir a ser deputados. Com uma linguagem muito simples os Deputados esclareceram os meninos sobre o trabalho diário de um deputado, a diversificação de assuntos que têm de tratar e deram testemunho, como este trabalho era diferente de qualquer outro, mas muito exigente. O Presidente da Junta agradeceu a disponibilidade de todos, não deixando de referir, que este projecto, único no País, era uma escola de formação cívica, que contribuía, de forma decisiva, para a evolução da imagem da política e dos políticos.
Mas o momento seguinte era ainda mais importante. No Salão Nobre encontraram-se com o Presidente da Assembleia da República, Dr. Jaime Gama e com a Secretária geral da AR, Conselheira Adelina Sá Carvalho. A Presidente da V Sessão, Mafalda Marques entregou ao PAR um Voto de Louvor e Reconhecimento da Freguesia de Ramalde, aprovado na AF ordinária de 29 de Abril. Com palavras simples, mas muito sinceras, cheias de graciosidade, a Mafalda Marques entregou ao PAR, o Voto e Brochura da V Sessão, gesto que repetiu à Secretária-geral.
Ao Presidente da Junta coube o agradecimento ao Presidente da Assembleia da República, por ao longo destes seis anos, receber os meninos da freguesia, que ao longo de cada ano lectivo, trabalham neste programa de Educar para a Cidadania, salientando que mais de trezentas e cinquenta crianças da Ramalde tinham visitado a AR. O Dr. Manuel Maio deixou ao PAR e à SG uma lembrança de gratidão e reconhecimento e deixou explícito, que na hora do abandono da vida parlamentar do Dr. Jaime Gama, reconhecia a excelência do trabalho realizado e desejava as maiores felicidades futuras. Também a SG dirigiu aos “deputados” e jornalistas muitas felicidades e incentivou-os a continuarem a formação cívica.
Saíram com a convicção que tinham vivido um momento muito especial. Dirigiram-se às Galerias da AR para assistirem à Comissão Permanente, órgão que funciona no período de férias mais longas, ou como actualmente, por estar dissolvida. Nas galerias estiveram cerca de 20 minutos a ouvir os políticos, mas este momento não foi o que mais os motivou, porque lhes é difícil compreender como estão sempre uns contra os outros, quando os ensinamos a procurar consensos para boas soluções.
Quatro horas da tarde. Tudo como previsto. Entraram no autocarro. Estavam muito felizes, embora cansados, mas as brincadeiras não pararam. Descansaram duas vezes para retemperar o estômago e correr um pouco. Vinte e uma horas estavam na Junta de Freguesia. Correram para os braços dos pais e estavam visivelmente muito felizes e nós, apesar do trabalho imenso, tínhamos a recompensa naquelas carinhas felizes, que durante um dia viveram um sonho, que será uma realidade sempre lembrada.

Ramalde, 20 de Maio 2011.

A Equipa Coordenadora 

If you want to buy practical knockoff watches with both perfect styles and functions, you can choose? fake IWC audemars piguet authorized dealer.