Feira da Saúde em Ramalde

A quarta edição da Feira da Saúde, promovida por esta Junta de Freguesia, em parceria com a Universidade Católica e o Centro Associativo dos Moradores dos Blocos Residenciais da Prelada, decorreu nos dias 26, 27 e 28 de Maio nas instalações da associação, sitas à Rua Central de Francos, nesta freguesia.
Marcada por uma forte e entusiástica adesão dos cidadãos de Ramalde, destaca-se a participação das crianças e jovens das Escolas e Jardins de Infância e dos séniores dos Centros de Dia e Convívio e utentes do nosso Serviço Social
Tendo como objectivos prioritários a promoção da saúde e a prevenção da doença, os visitantes tiveram a oportunidade de beneficiar das várias ofertas disponíveis, entre rastreios e acções de educação para a saúde, como foi o caso do Presidente da Junta, Manuel Maio, que realizou uma visita demorada à feira e fez todo o percurso de rastreio e prevenção.
Foram disponibilizados os seguintes rastreios: Diabetes Mellitus; Colesterol; Dados Antropométricos; Visual; Auditivo; Podologia; Saúde Oral e HIV/SIDA.
Realizaram-se igualmente sessões de educação para a saúde nas seguintes áreas temáticas: cuidados com o Sol; alimentação saudável; exercício físico; educação para os afectos; escola segura, primeiros socorros e suporte básico de vida.
Colaboraram nesta iniciativa a Câmara Municipal do Porto, os Bombeiros Voluntários Portuenses, a Farmácia Barreiros/Bessa, PSP – Programa Escola Segura, Coordenação Nacional para Infecção VIH/SIDA, CESPU, Seara do Norte, Kiwicoop, Avéne, GAES, Tom MIlk, Milaneza; Mais Óptica, Óptica Médica Rogério; Life Scan; Nestlè, Sensodyne, SerHogarSystem - Porto Foz, Mama Help, Farmácia da Liga e CAD.