Ramalde participou nas Rusgas de São João

No passado dia 25 de Junho decorreu o desfile das Rusgas de São João, integradas nas Festas da Cidade, na qual participaram doze freguesias.

Marcado pela qualidade cénica, por muita alegria e animação, o desfile teve o seu percurso entre a Praça da Batalha e a Praça General Humberto Delgado. As rusgas tiveram a oportunidade de apresentar a história, as tradições e a monumentalidade, retratando a forma como os cidadãos do Porto, no inicio do século XX, participavam nos arraiais de São João.

A nossa freguesia esteve representada pela Associação Recreativa e Cultural ´ Conjunto
Dramático 26 de Janeiro ` que apresentou como tema a Casa de Ramalde, monumental solar do séc. XVI, parcialmente reconstruído cerca de dois séculos mais tarde, resultado do projecto da autoria do famoso arquitecto italiano Nicolau Nasoni.
 A coreografia, a música e os elementos cénicos tiveram como centro a história deste monumento e a importância que teve na época em que o nosso território era marcadamente rural.