“Conselho Municipal de Segurança”

Entre vários temas abordados no último Conselho Municipal de Segurança (CMS), o presidente Manuel Maio apresentou uma questão recorrente, que se prende com a segurança rodoviária.
Assim, ultimamente, a Via de Cintura Interna (VCI) tem sido objecto de um aumento preocupante da sinistralidade rodoviária, com perdas humanas e elevados prejuízos materiais:
·    Sabe-se, pelas estatísticas recentes, do aumento do tráfego rodoviário naquela via estruturante (que “corta” a cidade do Porto), com ligação entre duas pontes (Arrábida e Freixo), com entradas/saídas de/para outros eixos também estruturantes na ligação Norte/Sul e à própria cidade e sua área metropolitana;
·    Conhece-se a inoperacionalidade dos radares colocados em devido tempo na VCI (estão “avariados”?), cujo objectivo da sua instalação serviu como medida fiscalizadora e dissuasora para os automobilistas, na redução do excesso de velocidade e da sinistralidade e da poluição ambiental (atmosférica e sonora).
Essa inoperacionalidade dos radares está a servir não os objectivos enunciados, mas sim a provocar um aumento da sinistralidade na VCI (é uma das causas directas). Assim, urge que as Estradas de Portugal tomem a peito a necessidade de uma intervenção urgente, dado ser da sua directa competência e gestão dessa via, sabendo-se, ainda, que a mesma está concessionada à Douro Litoral, que nada tem feito neste domínio (a sua sede é em Castelo de Paiva e o seu contacto é inexistente…).
Uma vez que a instalação dos radares esteve a cargo da CMP, por protocolo com a antiga Junta Autónoma das Estadas (actual Estradas de Portugal), ficando ainda na autarquia a sua monitorização, fizemos um apelo à CMP, na pessoa do presidente em exercício do CMS, a abordagem deste tema junto de quem de direito e a sua resolução muito urgente. Ficou, assim decidido, que no próximo CMS o assunto seria de novo abordado, caso não tivesse uma evolução satisfatória.