Atividades enriquecimento curricular (AEC)

A Junta de Freguesia de Ramalde é:

Entidade Promotora para o Agrupamento Vertical do Viso (EB Campinas, Correios e Viso) para o Agrupamento Vertical Clara de Resende (EB1 de João de Deus) e para o Agrupamentos Escolas Manoel de Oliveira (EB1 da Vilarinha).

Objetivos da JF Ramalde no Projeto das AEC
As AEC têm como objetivo beneficiar os alunos, através da filosofia “escola a tempo inteiro” (sua permanência na escola), com melhor acesso aos recursos escolares, mediante o estudo acompanhado, a iniciação ao ensino da língua estrangeira (inglês), o desporto escolar, a prática de expressões artística e musical.
A sua programação visa a realização de ações diretamente orientadas para o desenvolvimento pessoal, social, emocional, cultural e desportivo, utilizando estratégias e metodologias diferenciadas.

Missão da JF Ramalde no Projeto das AEC
  • Garantir que todos os alunos têm acesso às Atividades de Enriquecimento Curricular, como previsto na Portaria 644-A/2015;
  • Contribuir decisivamente para que as AEC aumentem o conhecimento e as competências dos alunos;
  • Assegurar à totalidade dos alunos o seu acesso e integração;
  • Garantir o cumprimento integral das aulas;
  • Disponibilizar meios e recursos humanos, tecnológicos e didáticos, de qualidade e que cumpram com as exigências do programa.
No âmbito do despacho ministerial, e dentro da política social da JF Ramalde, a Componente de Apoio à Família (CAF) divide-se em duas áreas:

Prolongamento
As atividades da componente de apoio à família de 1º e 2º Ciclo visam proporcionar aos Pais e/ou Encarregados de Educação uma retaguarda, de modo a que, enquanto trabalham, os seus educandos estejam em segurança, permanecendo nas escolas em atividades pedagógicas e/ou lúdicas.

As atividades do 1º Ciclo decorrem na própria escola (das 08h00 às 09h00 e das 17h30 às 18h30), e no 2º Ciclo decorrem na Escola Secundária Clara de Resende (entre as 08h00 e as 12h00 e entre as 14h30 e as 18h30).

As regras de funcionamento encontram-se definidas no regulamento próprio

Atividades de Férias
As Atividades de Férias destinam-se as crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos de idade e realizam-se durante as interrupções letivas de Natal, Carnaval, Páscoa e Verão (em datas a estabelecer pela Freguesia de Ramalde), de 2ª a 6ª Feira, das 9h00 às 18h30.
As regras de funcionamento encontram-se definidas no regulamento próprio