CONGRESSO NACIONAL DE INTERVENÇÃO SOCIAL: Reconhecimento e respeito pela Dignidade humana

O ano de 2013 foi designado pela Comissão Europeia como o “Ano Europeu dos Cidadãos”, assinalando os vinte anos da introdução da cidadania na União Europeia (UE) pelo Tratado de Maastricht, em 1993.

Este foi o tema central do “Congresso Nacional de Intervenção Social: reconhecimento e respeito pela Dignidade Humana”, que decorreu durante todo o dia de 28 de dezembro, no Salão Nobre junta, numa parceria conjunta entre o Gabinete de Congressos – CMSTATUS e esta autarquia.

A sessão solene foi aberta pelo presidente Dr. Manuel Maio, que deu as boas-vindas aos palestrantes e congressistas, enfatizando a acuidade do tema e a sua contextualização no processo de integração europeia, no âmbito dos direitos e deveres de cidadania dos cidadãos europeus (circulação, residência, informação, participação, igualdade de oportunidades, coesão, entre outros). Na sua opinião, este processo (cidadania) deverá ser alargado a um conceito mais abrangente de uma “cidadania global”, face ao novo paradigma da sociedade de informação e de comunicação em rede e à escala global, incentivando os presentes a uma reflexão profunda sobre este assunto perante o evoluir da sociedade.

Com vários painéis, a conferência foi aberta pelo Professor Doutor Daniel Serrão, que traçou  uma visão muito pragmática dos valores da cidadania, assentes num triangulo com os seguintes vértices: família, educação e escola. O Professor Doutor José Pinto da Costa abordou o tema clássico dos “maus tratos e da violência domestica”, dando mais enfoque nos maus tratos nas crianças e suas repercussões psíquico-traumatológicas no crescimento da personalidade do individuo. O Professor Doutor João Casqueira, docente na Universidade Fernando Pessoa, fez uma abordagem ao tema “Direito e Cidadania no Século XXI”, dando a conhecer os novos instrumentos de proteção e defesa dos interesses e direitos dos cidadãos da UE, como o SOLVIT.

Depois de percorridos vários outros painéis, como “Cidadania, Direitos Humanos e Educação Inclusiva”, “Construção da Rede de Intervenção Sénior”, “O Uso do Coaching nas Dinâmicas de Cidadania”, “Educação Emocional para Seniores e Cidadania Ativa”, entre outros, o congresso foi encerrado com uma ilustre conferência proferida pelo Magnifico Reitor da Universidade Fernando Pessoa, Professor Doutor Salvato Trigo, que abordou a temática “A Educação para a Cidadania no Século XXI”, fazendo uma rica dissertação histórica sobre os princípios da cidadania (que vem do latim “civitas”, que quer dizer cidade), e a sua evolução aos tempos de hoje. Deu principal relevo à função educativa como instrumento de aprendizagem para o exercício da cidadania, onde o papel da escola e da universidade, numa relação aberta e exigente com a sociedade, permite formar cidadãos com um sentido de responsabilidade civil, moral e social.