RAMALDE COM AS CRIANÇAS – VII SESSÃO

Realizou, no dia 25 de Abril, a VII Sessão do “Ramalde com as Crianças”, evocando-se o dia histórico para a nossa democracia, que foi o 25.abril.74.

A Sessão foi aberta pelo Presidente da VI Sessão Gustavo Gomes, que cumprimentou os novos “deputados” e a MESA eleita no dia 11 de Abril na reunião preparatória. A Coordenadora da Equipa cumprimentou todos os presentes, agradeceu o apoio de professores e pais e saudou de forma muito especial os jovens “deputados” que estendeu aos alunos das escolas da freguesia do 3º e 4º ano. O Presidente Gustavo leu e assinou a Ata de Posse da VII Sessão, dando de imediato, seguimento à chamada dos novos Membros da Mesa, a Presidente Carolina Silvestre, o 1ºSecretário Manuel Lello e o 2º Secretário Hélder Guimarães.

No 1º ponto da OT discutiram e votaram, na especialidade, a Recomendação aprovada na generalidade na reunião preparatória. Apresentaram duas propostas de eliminação, duas de alteração de redação e seis de aditamento de outras medidas constantes nas outras Recomendações. As propostas de eliminação e alteração de redação foram rejeitadas por maioria, e das seis de aditamento aprovaram, por maioria, duas que se juntam à Recomendação inicial com os números 5 e 6. No ponto 4 da OT o 1º Secretário leu a versão final da RECOMENDAÇÃO da VII Sessão, que os “deputados” aprovaram por aclamação.
No ponto 2 da OT os “deputados” interpelaram os Deputados da Assembleia da Freguesia. No contexto das perguntas esteve presente a crise, as preocupações com o futuro das AECS e do Ramalde com as Crianças, entre outras, que evidenciaram que os “deputados” sentem presente a crise do País. Os Deputados mostraram toda a disponibilidade e abertura para responder concretamente às questões e nas mensagens finais referiram a importância da data do 25 de Abril, a abertura democrática do País e salientaram o valor da Liberdade.

A Sessão foi encerrada pelo Presidente da Junta Manuel Maio e pelo Presidente da Assembleia de Freguesia António Gouveia. O primeiro depois de assinalar que esta era a última Sessão do seu terceiro mandato de doze anos, fez um balanço sobre o que considerou serem as políticas que definiu como prioritárias para a freguesia, destacando desde logo a educação e a ação social. Com a criação de gabinetes especializados, com planeamentos adequados em permanente ligação com a comunidade educativa da freguesia foi possível desenvolver um projeto de rigor e qualidade, reconhecido pelas Escolas. Em referência, mas pormenorizada, ao “Ramalde com as Crianças”, saudou a equipa coordenadora (enaltecendo as virtudes e empenho da Dra. Julieta Sampaio na coordenação do projeto), as Escolas, professores e Pais e referiu que este projeto de educação para a cidadania tinha completado um ciclo de afirmação e credibilidade junto da Comunidade educativa da Freguesia, com reconhecimento nacional.

O Presidente da Assembleia saudou os “deputados” a equipa coordenadora, professores e pais e partindo do Tema da Sessão “Educar para a Solidariedade; Uma responsabilidade da Escola” evidenciou a importância da solidariedade na procura da evolução social para a resolução dos problemas que afligem os portugueses.

A VII Sessão terminou com a entrega dos Diplomas e lembranças, por todas as Entidades presentes, a que não faltou no final a fotografia de família.

Os nossos “deputados” deram, durante mais de três horas, exemplo de sentido de responsabilidade no desempenho de uma importante função Institucional.