Passeio Sénior a Favaios - Alijó

No âmbito da iniciativa “Passeios Seniores 2017”, a Junta da Freguesia de Ramalde organizou mais um passeio à bela terra de Favaios, no passado dia 29 de maio. Favaios é uma freguesia do concelho de Alijó, com bonitas e antigas casas rurais de granito, essencialmente voltada para a vinicultura, sendo mesmo conhecida por “aldeia vinhateira do Douro”. Esta iniciativa fez a delícia dos nossos seniores, na visita ao Museu do Vinho e do Pão e às padarias locais, na tradicional prova do vinho moscatel e do pão de trigo dos quatro cantos. O almoço foi realizado na Quinta de Avessada,  situada numa herdade em pleno coração da Região Demarcada do Douro, no planalto de Favaios, onde foi servida uma ementa recheada de iguarias e com muita animação. Durante a tarde foi possível conhecer a Enoteca local, armazém secular de construção tradicional duriense onde se puderam observar representações etnográficas e memórias fotográficas da história ancestral da Quinta. Aberto a toda a comunidade sénior de Ramalde, este passeio contou ainda com a participação do Centro de Dia Artur Brás, tendo envolvido mais de 100 pessoas, entre seniores e equipa técnica acompanhante.

Relembramos que estes passeios estão abertos para todas as pessoas residentes e recenseadas na Freguesia de Ramalde, com idade igual ou superior a 65 anos, ou inferior, desde que beneficiárias de pensão ou reforma de invalidez, podendo ainda participar acompanhantes de pessoas que necessitem, comprovadamente, de apoio. Cada sénior comparticipa com € 5,00 (€ 10,00, eventual acompanhante) e poderá participar apenas em um dos três passeios integrados no Plano de Atividades 2017. Encontram-se abertas as inscrições para os próximos dois passeios, um a Fátima, no dia 17 julho e outro Viseu, no dia 5 setembro, por altura da feira de S. Mateus, ficando aqui, mais uma vez, o convite para que venham divertir-se connosco e aproveitar o sol da vida e deste tempo!

Vídeo