REUNIÃO PREPARATÓRIA - V SESSÃO RAMALDE COM AS CRIANÇAS

INFORMAÇÃO.

Realizou-se ontem, dia 5 de Abril, no Salão Nobre da Junta de Freguesia, a reunião preparatória da V Sessão do programa de educar para a cidadania “Ramalde com as Crianças”.
Dezanove “deputados” efectivos e respectivos suplentes, dos dez estabelecimentos de ensino da freguesia (oito públicos e dois privados) a que se juntaram quinze jornalistas, realizaram uma jornada de democracia, que nos orgulha como responsáveis e como cidadãos.
No Período antes da Ordem do Dia, os “deputados” questionaram o Presidente da Junta, Manuel Maio, sobre assuntos relacionados com as suas escolas, ou de âmbito diverso. No final deste período o Presidente da Junta saudou os meninos e meninas, os Professores e a Equipa Coordenadora deste projecto.
No período da OT os “deputados” apresentaram as dez Recomendações preparadas e elaboradas nas respectivas escolas sobre o tema “Educar para os Afectos”. Bem preparados, pelos seus Professores, utilizaram as novas tecnologias, mas a oralidade e espontaneidade verbal, não foi descuidada. Pareceu-nos, que tínhamos pela frente, gente de palmo e meio, que se assumia com a responsabilidade do cargo que desempenhava.
No debate, foram de novo assertivos, com pedidos de esclarecimento, politicamente acutilantes, que tiveram resposta pronta, por parte dos interpelados.
Concluído este período de esclarecimentos estavam preparados para votar em responsabilidade. Projecto a projecto, foram-se levantando, para expressar o seu voto, que aprovaria, na generalidade, o projecto que passaria para apreciação na especialidade.
Aprovaram, por maioria, na generalidade, a Recomendação do Colégio de Nossa Senhora do Rosário, que assim passou a ser, a Recomendação da Freguesia, para a apreciação na especialidade na V Sessão.
No ponto seguinte da OT elegeram, por voto secreto, a MESA da V Sessão. Candidataram-se ao cargo de Presidente seis “deputados”. Cada um apresentou a sua candidatura, explicando com veemência, as razões e motivações para o exercício do cargo, mas a decisão maioritária, expressa no voto, elegeu a Mafalda Marques, como Presidente, a que se juntaram a Mariana Carvalho e o Ivo Mendes, respectivamente 1º e 2º Secretários.
A reunião terminou com a votação, em boletim de voto, do tema para a VI Sessão, (2011/2012). Um universo de votação amplo (38 deputados, dez professores, indigitados pelas respectivas escolas e os quinze jornalistas) decidiu o tema da VI Sessão.

A Coordenadora
Julieta Sampaio